Grandes ideias não nascem de um cérebro sem criatividade, sim, é verdade. Steven Jonhson que o diga, “Raramente elas surgem de repente da cabeça de uma só pessoa.
São resultados de várias conexões e levam algum tempo para ficarem prontas.”
Um ambiente para o pensamento criativo e inovador pode ser um desafio árduo em qualquer lugar.
Em empresas do Vale do Silício, por exemplo, para estimular a criatividade, há o incentivo para que as boas ideais saiam de dinâmicas ou jogos co-criativos (times e usuários).
Muitas dessas dinâmicas inspiraram Dave Gray, Sunni Brown e James Macanufo, autores do livro Gamestorming.
Ele serviu de inspiração para o próximo lançamento da aprendeai.com, o nosso curso online Ideation Thinking, que reúne 37 ferramentas utilizadas pelas empresas mais inovadoras do Vale do Silício para estimular a criatividade em equipe, resolver problemas, buscar soluções.
Os autores identificaram ferramentas e técnicas de alguns dos profissionais mais inovadores do mundo, cujas equipes colaboram e fazem grandes coisas.
O livro é o resultado de uma coleção única de jogos que incentivam o engajamento e a criatividade, trazendo mais estrutura e clareza para o local de trabalho.
Além de quebrar paradigmas, o envolvimento com dinâmicas e jogos são horizontais e todos os que ali participam possuem os mesmos direitos e deveres, buscando atingir os objetivos estipulados no início do jogo.
Os autores do livro enxergam que o conceito Gamestorming (jogos colaborativos) estará muito mais presente nas corporações com o passar tempo.
Jogos que potencializam o foco aproveitam melhor a criatividade humana por oferecem estruturas e regras abertas para livre definição de metas e propósitos.
A boa prática da cultura Gamestorming pode transformar e incentivar o engajamento e criatividade.
Surgiu no Vale do silício onde os jogos no âmbito de trabalho passaram a fazer parte da rotina de produção de várias empresas.
Um dos precursores e autor do livro Gamestorming, é Dave Gray, fundador da XPlane e autor de outras obras envolvendo estratégias de negócio.
O processo de Gamestorming está diretamente ligado a tarefas dinâmicas e criativas geradas no processo de aplicação do game, assim como em qualquer jogo, ele possui regras que são feitas de acordo com o que quer aplicar.
O tempo máximo para cada jogo varia entre 15 à 30 minutos.
O ambiente do game é geralmente um lugar em que facilita o processo visual e acesso a materiais básicos de escritório como post-its, canetas, cartolina, fitas e etc.
O Gamestorming pode ser utilizado em diversas áreas, nos business, educação ou motivação ou praticamente tudo o que estiver ligado a usuário e produto.
As metas de treinamento corporativo da sua empresa estão definidas para 2023? Se não, não…
Está no momento para revisitar suas estratégias de treinamento e desenvolvimento? Por isso reunimos nessa…
Após anos e anos de vida escolar e universitária, você vai se deparar com uma…
Será que os líderes já nascem prontos ou se desenvolvem durante a carreira? Será mesmo…
Um roteiro com táticas para se sair bem antes e durante uma negociação Negociar é…
Estamos em um dos momentos mais promissores e desafiadores da humanidade. A revolução digital, a…