• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Alta performance

Hacks para criar apresentações de impacto no Power Point

Os slides do PowerPoint podem ser uma maneira muito eficiente de compartilhar e apresentar informações. Veja  truques fáceis para aprimorar suas apresentações, segundo a consultora americana Debbie Madden.

1. Peça ao público para ler ou ouvir, não ambos

O cérebro humano fisicamente não pode ler e ouvir ao mesmo tempo. Na verdade, o cérebro é terrível em multitarefa. Temos que escolher uma atividade para focar. Para aqueles que pensam que somos multitarefas, o que estamos realmente fazendo é mudar rapidamente de uma coisa para outra .

Pense na última apresentação que você viu. O apresentador colocou um slide cheio de palavras e divagações?

Você estava lutando para acompanhar, tentando ouvir o que eles estavam dizendo, e ler o que está na tela ao mesmo tempo? É horrível.

Então dê um tempo ao seu público. Peça-lhes para ler ou ouvir. Não os force a tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

2. 4 Tipos de Slides para capturar a atenção do público

Slide de imagem única: encontre uma imagem que se alinhe com o que você deseja contar; isso te dá mais liberdade. Não há palavras no slide e você pode conversar por alguns minutos e contar sua história.

Slide de frase única: eu uso essa técnica com frequência. A chave para entregar isso corretamente é que a primeira coisa que você faz quando chegar a este slide é falar, literalmente, a frase no slide. E pronto, agora você e o público estão alinhados. Você pode continuar discutindo isso e entrar em detalhes um pouco antes de prosseguir.

Slide de cabeçalho e marcador: você tem um cabeçalho e alguns pontos, conforme o slide abaixo. Este é um estilo de slide perfeitamente bom, desde que você faça duas coisas: torne a fonte grande o suficiente para que as pessoas na parte de trás da sala possam ler.

Teste fisicamente isso colocando o laptop no modo de apresentação, projete-o em uma parede ou na tela, fique o mais longe possível do local em que você acha que o público estará e verifique se consegue ler seus próprios slides.

Leia cada palavra no seu slide. Quando você tem um cabeçalho e marcadores, ainda precisa manter o número um de invasão: o público pode apenas ler ou ouvir, eles não podem fazer os dois. Conseguir isso usando animações. Faça com que um marcador apareça na tela de cada vez.

A chave é evitar que o público tenha que ler adiante para que você esteja todo focado em ler um pouco e depois pausar para que o público ouça o que você está dizendo. Lembre-se de manter esse truque e de lembrar que quaisquer palavras que surjam nesse slide devem sair da sua boca.

Slide de dados: Este é o mais complexo. Muitas vezes, em uma apresentação, você deseja compartilhar dados e isso às vezes significa colocar um monte de dados na tela de uma só vez.

A maneira mais produtiva de lidar com um slide de dados é:

– Dê ao público 15 segundos para absorver os dados. Literalmente, diga: “Reserve alguns segundos para observar”,

– Tenha um laser e aponte para as áreas do gráfico em que você deseja que o público se concentre,

– Certifique-se de que todos os dados no slide estejam visíveis para as pessoas na parte de trás da sala.

3. Visualize a que distância da apresentação você está

Não há nada pior do que estar 20 minutos em uma apresentação e se perguntando “restam cinco minutos ou trinta? Quanto tempo isso vai durar?”

Um professor universitário meu me ensinou:

Diga-lhes o que você vai dizer a eles
Diga a eles
Diga a eles o que você disse a eles

A maneira mais fácil de fazer isso é ter um slide de agenda e slides de subseção para situar o público sobre aonde estão, para onde irão.

Quer aprender mais? Conheça o curso Speaker: Apresentações Impactantes 

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Leave a Reply

Compartilhe!